Frente fria avança e deixa Sul do Brasil em alerta
A passagem de uma frente fria provoca grandes mudanças no Sul do Brasil nos próximos dias. A previsão indica temporais, ventania e frio intenso. Há possibilidade até de neve nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O frio será intenso na Região.
Neste sábado, uma nova frente fria chega ao estado gaúcho e a chuva que estava mais concentrada no sul do Rio Grande do Sul se espalha. Na Grande Porto Alegre e na porção norte do estado, as pancadas devem chegar apenas à noite. Há alerta para temporal em Bagé e em Rio Grande. As rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h no norte e oeste do Rio Grande do Sul, do oeste ao sul de Santa Catarina e no sul do Paraná. A previsão é de rajadas de 50 a 70 km/h no Rio Grande do Sul, entre a capital e o sul do estado. A chuva prevista pode ser forte e com raios.
Os ventos serão ainda mais intensos de Tramandaí até o litoral sul do estado. As rajadas variam de 60 a 80 km/h.
Umidade em níveis críticos no Paraná
Na maior parte de Santa Catarina e no Paraná, o sábado ainda será marcado pelo tempo firme ao longo do dia. Inclusive, exceto pelo sul, litoral e capital, a umidade do ar fica em estado de atenção, abaixo dos 30% no estado paranaense, podendo chegar em valores mais críticos ainda no extremo noroeste do estado. A previsão indica índices abaixo dos 20%, o que já é considerado estado de alerta. Para ambos os casos, recomenda-se cuidados redobrados com a saúde, sobretudo de quem já tem problemas do trato respiratório, idosos e crianças
Frio, neve e geada
No domingo, a frente fria avança para o Sudeste do país, contudo ainda deve provocar instabilidades no Sul do país, com a sua passagem. Há previsão de chuva no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Em Porto Alegre a chuva está prevista para o período da manhã. Já em Curitiba, a partir da tarde e, em Florianópolis, ao longo do dia. Com a presença de umidade e das baixas temperaturas, por conta da influência da alta polar com centro a leste da Argentina, há chance, ainda que pequena, de neve nos pontos mais altos da serra catarinense e gaúcha, na noite de domingo. Já na região de Bagé (RS) há chance para formação de geada, entre a madrugada e manhã do domingo.
A diferença da temperatura máxima prevista para a capital catarinense é de quase 10 graus de sábado para o domingo. Na capital gaúcha está prevista uma queda de mais de 15 graus na temperatura máxima. Já nos pontos mais altos da serra gaúcha, como em São José dos Ausentes e em São Joaquim, na serra catarinense, o domingo pode começar ainda mais gelado, com os termômetros marcando temperaturas abaixo de 0°C.
FONTE CLIMA TEMPO
Faça seu comentário