Anúncio do topo

"ID Jovem" garante meia-entrada e desconto no transporte




Emissão do documento virtual está disponível para jovens de baixa renda inscritos no Cadastro Único

Jovens de baixa renda inscritos no Cadastro Único têm direito a receber a Identidade Jovem (ID Jovem). Com emissão constante mesmo em período de pandemia, o documento virtual garante benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como, acesso a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Para solicitar a Identidade, deve-se possuir entre 15 e 29 anos, estar inscrito no Cadastro Único (com dados atualizados há pelo menos dois anos) e ter renda familiar de até dois salários mínimos. A ID Jovem é disponibilizada gratuitamente pela internet, no site www.idjovem.juventude.gov.br e pelo aplicativo ID Jovem 2.0, disponível na plataforma Android.

A atualização da base de dados do programa ocorre mensalmente, geralmente no terceiro final de semana do mês. A pessoa que fizer sua inscrição ou atualização no Cadastro Único deverá aguardar até 45 dias para emitir sua ID. Após a emissão do documento virtual, o cartão terá validade de 180 dias. Vencida a validade, será necessário emitir novo cartão.

O serviço ou benefício ofertado: acesso aos benefícios da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

A inscrição/atualização dos dados do Cadastro Único deve ser agendada através dos telefones (43) 3451-2940 e (43) 9 9169-5945. Para mais esclarecimentos, os interessados podem acessar a página da ID Jovem ou através do e-mail: atendimento.idjovem@mdh.gov.br

 

Nenhum comentário