Anúncio do topo

SÃO PEDRO DO IVAÍ - Campanha de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.



A prefeitura de São Pedro do Ivaí realiza até 7 de junho a Campanha 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A programação conta com eventos virtuais, capacitações e diálogos entre especialistas e profissionais da Educação. Neste ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social utilizou a internet como meio de difusão das informações.

Segundo a secretária de Assistência Social, Estela Aparecida Sanae Aoyama, o período de pandemia agravou casos violência e a falta de acesso às crianças dificultou a identificação das situações de abuso e demais violências. “A ideia da campanha nesse ano é capacitar pessoas que atuam direta ou indiretamente no atendimento de crianças e adolescentes para que qualquer ator da rede possa perceber mudanças de comportamento, ou pequenas nuances, acolher e até mesmo detectar alguma situação de violência. Isso requer sensibilidade, preparação e um olhar humanizado", revela Estela.
Em respeito às normas sanitárias da pandemia, a Assistência Social teve que se reinventar para que a campanha continuasse acontecendo. Neste ano, o órgão utilizou a internet como estratégia para disseminar as informações, com vídeos e lives disponibilizadas nas redes sociais da prefeitura.
Com relação aos alunos da Rede Estadual de Ensino, foi elaborado um podcast interativo, trazendo conteúdo sobre situações de abuso sexual, formas de identificar e onde procurar auxílio e denunciar. O material foi entregue aos pedagogos das escolas estaduais, que se prontificaram a disponibilizar aos alunos na programação de cada turma.
Todos os anos, principalmente após a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, a Rede de Proteção recebe várias denúncias de crianças ou adolescentes sofrendo esse tipo de violência, o que reforça a importância da mobilização a respeito do tema, uma vez que proporciona maior visibilidade e acesso à população.
PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial aconteceu na terça-feira (18), com divulgação de vídeo no canal oficial da prefeitura no Youtube. À noite, live de orientação para pais e responsáveis sobre a prevenção e identificação de abuso sexual contra as crianças e adolescentes, com a psicóloga jurídica Lara Stresses Schimidt Cesar.
No dia 19, ação e mobilização aos alunos das Escolas Estaduais através de mídias. Entre 24 e 26, preparação de professores, com entrega de material gráfico a ser disponibilizado aos alunos. E, nos dias 1, 2 e 7 de junho, capacitação de orientação e prevenção do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aos atores da rede de proteção que trabalham direta ou indiretamente tal Público.





Nenhum comentário