Anúncio do topo

Dia do Índio (19 de abril)

 


Origem e história do Dia do Índio

Em 19 de abril de 1940 foi realizado o "1.º Congresso Indigenista Interamericano", no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México.

Assim, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data foi escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.

Diversas autoridades governamentais e vários líderes indígenas estavam presentes no congresso. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México, que atua colaborando na coordenação das políticas indígenas na América.

Dia do Indio
Delegação brasileira que foi ao Congresso Interamericano em 1940

4 atividades para celebrar o Dia do Índio

Nas escolas é habitual que as crianças participem neste dia de atividades que remetem aos costumes indígenas.

Infelizmente, devido à influência americana, os alunos acabam copiando os modelos dos Estados Unidos ao invés de valorizar a rica cultura indígena do Brasil.

Por isso, algumas sugestões de atividades para celebrar o Dia do Índio:

  • Culinária: preparar algum alimento com mandioca, fazer alguma receita como uma banana cozida com peixe.
  • Literatura e Língua Portuguesa: conta-contos de lendas indígenas e buscar o significativo de palavras de origem indígena.
  • Esporte: realizar alguma modalidade que está prevista nos Jogos Indígenas como lançamento de lança ou corrida com toras.
  • Arte: mostrar aos alunos fotos de diferentes etnias indígenas do Brasil (ou do mundo) e pedir que eles a reproduzam em si mesmos. Lembrando que os indígenas não pintam apenas o rosto, mas o corpo. Também é possível recorrer à arte plumária indígena para a realização de trabalhos manuais.
Dia do Indio
Fazer pinturas e cocares são boas atividades para este dia

Importância do Povo Indígena e seu contributo para a cultura brasileira

O povo indígena foi parte importante na formação da cultura brasileira. Sua influência se revela nos costumes, na alimentação, na língua e na mistura étnica do povo brasileiro.

Podemos apontar o uso da rede de dormir, o artesanato de palha e cipó, a fabricação de utensílios de cerâmica, com algumas dessas marcas.

Na culinária, temos as comidas feitas com milho, frutas e mandioca. Na medicina, destaca-se o uso de ervas medicinais. Igualmente, no folclore brasileiro, existem as figuras dos caboclinhos, os pajés, as lendas que contam a origem de plantas como a vitória-régia e pássaros como o Uirapuru.

Leia também: A lenda indígena da Vitória-régia


Nenhum comentário