Anúncio do topo

França sacrificará mais 'centenas de milhares' de patos para conter gripe aviária

 

Centenas de milhares de patos serão abatidos no sudoeste da França para conter o avanço de uma gripe aviária. O anúncio é do ministro da Agricultura do país, que disse estar em uma "corrida contra o tempo" contra um vírus "altamente patogênico".

Desde dezembro, quase 400 mil patos foram abatidos no departamento de Landes (sudoeste da França) e centenas de milhares mais serão sacrificados — disse Julien Denormandie nesta sexta-feira, antes de uma visita à tarde para os agricultores afetados.

Segundo ele, várias centenas de milhares de patos abatidos já é um evento "colossal, mas infelizmente não é suficiente".

Temos que admitir que não agimos rápido o suficiente — reconheceu, mas acrescentou que esses sacrifícios maciços não podem ser feitos "em um estalar de dedos".

A cepa H5N8 da gripe aviária, que também atinge outros países europeus, foi detectada pela primeira vez em uma fazenda francesa no início de dezembro, desencadeando um embargo chinês às aves francesas.

Desde então, o país enfrentou um rápido aumento dos surtos de gripe aviária, especialmente no sudoeste, berço da produção de foie gras, o que obrigou este setor a realizar um massivo massacre preventivo de patos.





Nenhum comentário