Anúncio do topo

Moradora de Fênix encontra no seu quintal lagarta que se “TRANSFORMA” EM COBRA"


Nossa reportagem do Blog do Jhow, recebeu uma foto de um leitor do município de Fênix, relatando que encontrou uma lagarta estranha no seu quintal. 

Sobre animais que são verdadeiros mestres da camuflagem — a maioria deles, criaturas que usam dessa habilidade para escapar do ataque de possíveis predadores. Pois a gente se deparou com um bicho sobre o qual não tínhamos falado antes e que tem um jeitinho muito curioso de driblar o perigo!

Disfarce 

Trata-se de uma lagarta que, basicamente, se “transforma” em cobra quando se sente ameaçada ou é perturbada por alguém. O animal pertence à espécie de mariposas Hemeroplanes triptolemus, e pode ser encontrado em diversas regiões da África, América Central e do Sul — incluindo alguns dos nossos vizinhos, como a Colômbia, Venezuela, Argentina e Bolívia —, e faz esse truque de adotar a aparência de uma criatura muito mais perigoso na fase larval.

Evidentemente, essa habilidade consiste em um mecanismo de defesa, e o que a lagarta marota faz é expandir a parte anterior do corpo de maneira que ele fique em formato ligeiramente triangular, como se fosse a cabeça de uma cobra. O bichinho também expande os olhinhos para que eles pareçam maiores — complementando o visual reptiliano.


Identificar que se trata de uma lagarta e não de uma cobra potencialmente venenosa e nervosa é simples: basta prestar atenção e ver que o corpo do “réptil” é curto demais e termina abruptamente, como se tivesse sido cortado. Mas, que em um encontro acidental é fácil se enganar, isso é! E aí, caro leitor, você já sabia da existência dessa criaturinha?







Nenhum comentário