Anúncio do topo

Tempestade tropical chega a El Salvador Depois de provocar 10 mortes em outros países da América Central.

 



A tempestade tropical Iota atingiu El Salvador nesta quarta-feira (18), após provocar 10 mortes em outros países e agravar a situação de áreas da América Central devastadas há duas semanas pelo furacão Eta.

Na Nicarágua, onde Iota tocou o solo como furacão de velocidade 5 e depois perdeu força e foi rebaixado a tempestade tropical. milhares de pessoas seguem sem comunicação e sem água.

O fenômeno deixou seis mortos na Nicarágua, incluindo duas crianças; dois no arquipélago colombiano de San Andrés, Providencia y Santa Catalina; um no Panamá e um em El Salvador.

Em El Salvador, o Iota atingiu os departamentos de Morazán e La Unión, a 220 km da capital San Salvador, e agora está com ventos de até 65 km/h. Ele deve entrar no Oceano Pacífico nas próximas horas e ser rebaixado para um sistema de baixa pressão.

A morte registrada no país é de um motociclista que foi atingido por uma árvore derrubada pelos ventos. Mais de 800 pessoas foram retiradas de zonas de risco e levadas para abrigos.

Em Honduras, o governo anunciou o fechamento das principais estradas do país devido ao risco de enchentes.

O Iota tocou o solo na Nicarágua na segunda-feira (16) à noite, como furacão de categoria 5 (a maior na escala Saffir-Simpson), mas ontem foi rebaixado a tempestade tropical ainda no mesmo país.

Mais forte que Eta, que atingiu a América Central há duas semanas, o Iota atingiu ventos máximos de 260 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O NHC adverte que inundações e cheias de rios devem acontecer até quinta-feira (19) em algumas áreas da América Central.

O Eta tocou o solo da Nicarágua no dia 3 e deixou ao menos 200 mortos e 2,5 milhões de afetados no país, em Honduras e na Guatemala. Por isso, o NHC diz que os fenômenos do Iota "podem ser exacerbados pelos efeitos recentes do furacão Eta".

Mortes causadas pelo Iota

Bilwi, principal cidade do Caribe Norte da Nicarágua, registrou quedas de árvores, de postes de energia elétrica e telhados de casas voaram e um hotel perdeu o teto.

Duas crianças morreram na segunda, ao tentar cruzar um rio, e outras quatro foram não resistiram a inundações e desabamentos na terça.

Na Colômbia, a passagem do furacão deixou dois mortos, um desaparecido e seis feridos no arquipélago colombiano de San Andrés, Providencia y Santa Catalina.

As autoridades do Panamá anunciaram uma morte e 2 mil pessoas ficaram desabrigadas.


Fonte: G1

Nenhum comentário