Anúncio do topo

Cratera gigante surge em lavoura de soja de Minas Gerais


Segundo pesquisador da Universidade de Uberlândia, que esteve no local, buraco tem mais de 20 metros de diâmetro e dificilmente área poderá ser reutilizada gigante

Mais uma vez uma sequência de imagens ganhou destaque e se espalharam rapidamente pelas redes sociais do País. Nelas, uma cratera de no mínimo 20 metros de diâmetro surgiu no meio de uma lavoura de soja de Minas Gerais.
As primeiras informações sobre o ocorrido surgiram no dia 5 de novembro, por funcionários da fazenda Santa Cruz, que fic a situada em Coromandel. Segundo o proprietário, Diogo Tudela, assim que viu o tamanho do estrago tratou logo de chamar técnicos agrícolas e pesquisadores para avaliarem a situação. “É a primeira vez que vemos uma situação dessa. De manhã, cheguei lá e vi aquela cratera com mais de 20 metros de diâmetro”, conta ele.

O caso não é fruto de nenhum meteoro ou algo do gênero, como chegou a ser sugerido por alguns leitores. Segundo o pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Gilberto Fernandes Corrêa, que esteve no local, se trata de um acidente geológico, conhecido como dolina. “É uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Em suma, a água subterrânea acaba formando galerias nestas rochas subterrâneas e com o passar de milhares de ano, o teto vai afinando e chega ao ponto que cede a pressão e desmorona”, explica Corrêa.

O pesquisador acredita que o buraco agora tenha algo em torno de 15 metros de profundidade e que o buraco ainda pode ficar maior. “Dependendo de como for a cratera pode aumentar ainda, Por isso, foi importante o proprietário isolar a área. Acredito que uma cratera deste tipo não tem como encher de terra, não”, conta o pesquisador.
Segundo o gerente da propriedade, este tipo de problema é comum no município vizinho, chamado Vazante, informação confirmada pelo pesquisador Corrêa.
Por enquanto Tudela ainda não sabe o que vai fazer com a cratera. Antes de mais nada isolou a área e agora aguarda o resultado técnico para tomar alguma decisão. Vou monitorar a área e depois do período chuvoso, com acompanhamento técnico, decidirei o que fazer. Por enquanto está tudo isolado”, afirma Tudela.
Durante o programa Mercado & Companhia, um telespectador contou que no estado da Flórida, nos Estados Unidos é comum os produtores rurais andarem com varas perfurando e testando a solidez dos solo.

Explosão e clarão no céu assustam moradores do Paraná.

Imagem ilustrativa

Um caso misterioso está intrigando os moradores de Cianorte e região. Por volta das 05h30 desta sexta-feira, 13, o céu ficou totalmente iluminado e, após alguns minutos, houve uma forte explosão, que foi ouvida por moradores de diversas cidades da região.  Muitos relatos circulam pelas redes sociais. Alguns falam em “explosão” e outros afirmam até ter visto uma “bola de fogo”. Várias testemunhas ainda relatam que foi possível sentir um tremor em portas, janelas e móveis. No entanto, o Corpo de Bombeiros informou à reportagem da TRIBUNA DE CIANORTE que nenhuma solicitação foi feita à sua central até o momento, o que gera ainda mais mistério em relação ao caso. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou à reportagem que o ocorrido não tem ligação a algum evento meteorológico. Segundo o órgão, o que poderia ter ocorrido é uma descarga atmosférica, mas que também não pode ser confirmada neste momento. A entrada de um meteoro na atmosfera também não está descartada. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que realiza monitoramentos com o objetivo de produzir e fornecer dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas, até o momento, nada foi registrado na região. A rede possui estações em Maringá, Sarandi, Marialva e Londrina e está analisando as imagens para tentar identificar o que teria ocorrido. 
Reportagem em andamento.



Nenhum comentário