Anúncio do topo

Supremo tribunal Federal vai decidir hoje se usar e portar droga é crime

Supremo tribunal Federal vai decidir hoje se usar e portar droga é crime


O STF (Supremo Tribunal Federal) julga, nesta quinta-feira (13), um processo que pode terminar com a descriminalização do porte de drogas para o consumo pessoal no País. A decisão pode sair da análise de um caso de flagrante de porte de pequena quantidade de maconha na cidade de Diadema, Grande São Paulo.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo recorreu ao Supremo argumentando que o porte de drogas não pode ser considerado crime, por não prejudicar terceiros.
De acordo com o recurso, “o porte de drogas para uso próprio não afronta a chamada ‘saúde pública’ (objeto jurídico do delito de tráfico de drogas), mas apenas, e quando muito, a saúde pessoal do próprio usuário”. O relator do processo é o ministro Gilmar Mendes.
O ministro Marco Aurélio Mello, que participará da sessão, afirmou que o debate no STF será voltado para a constitucionalidade da Lei Antidrogas, que não define, por exemplo, quantidades específicas de porte em cada caso.
— É um tema que nós concluiremos sobre o ângulo da constitucionalidade ou não da lei 11.343, que é a lei em vigor sobre tóxico, e caberá a cada juiz, a cada vara criminal decidir se se trata realmente de usuário ou de traficante.
A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou contrária ao recurso. No entanto, especialistas no assunto avaliam que a tendência do Tribunal é adotar um posicionamento favorável à descriminalização.
FONTE (RATO)

    Nenhum comentário